terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ta nervosinho é?


Sabe aquele dia em que você levanta da cama tropeçando, toma banho gelado porque o chuveiro queimou, derrama café na camisa, perde o ônibus, chega atrasado ao serviço e desconta em meio mundo a sua péssima manhã?

Certamente você teve motivos para o estresse, afinal, foi uma manhã ruim. Mas acha que foi justo descontar nos outros? O que, afinal, seu namorado tem haver com o chuveiro que queimou? E a sua melhor amiga é culpada de você perder o ônibus? Seu pai tem alguma culpa no café derramado na sua camisa?

Às vezes, precisa de muito menos que uma manhã ruim para tratarmos as pessoas mau e isso para muitos pode ser definido como TPM quando, na verdade, pode ser bem mais sério do que isso.

Estima-se que cerca de 70% dos brasileiros sofre com o mau humor e cerca de 3% da população mundial (cerca de 180 milhões de pessoas) sofre de mau humor crônico que deve ser tratado com Psiquiatras.

As causas do mau humor são as mais diversas. Entre elas esta o mau dia, como o já citado no inicio do texto; fatores bioquímicos, como a falta de serotonina no cérebro; e algum trauma sofrido ainda na infância, como maus tratos, pressões da vida e uma sociedade muito crítica. Nesse ultimo caso, o mau humor funciona como uma espécie de escudo que protege a pessoa mal humorada de ser novamente “ferida” pela sociedade.

Exceto pelo primeiro caso citado, todos os outros são problemas psíquicos e devem ser tratados com medicamentos como antidepressivos e com terapias.

Bella, tem outras formas de se livrar do mau humor?

Como toda boa resposta biológica eu te respondo: Depende.
Se você sofrer de algum mau humor crônico provavelmente não vai se livrar do mau humor com qualquer medida, no máximo, você pode amenizá-lo. Já se o seu mau humor é porque você é um filho da puta não é crônico. Acredito que algumas medidas básicas podem diminuir e até sumir com esse passado que não te pertence sentimento.

Entre essas medidas esta a sua alimentação. Faça uma alimentação equilibrada. Coma um pouco de tudo como pão, legumes, verduras, frutas, carnes e derivados do leite. Evite alimentos gordurosos e ABUSE de Banana, Espinafre, Frutos do mar, Jabuticaba, Laranja, Maracujá, Mel, Ovos e Uvas.

Faça algo que te dê prazer. Seja ler um livro, viajar, praticar esportes, sair com os amigos, ouvir música, escrever, ficar na internet, dormir, comer, assistir filme ou fazer Sexo. Pratique Ioga ou Tai Chi. Aprenda Tecnicas de Relaxamento e de Respiração.

Evite o Sedentarismo. Encontre algum esporte que te faça sentir bem. Seja correr, nadar, dançar, jogar futebol, vôlei, basquete, caminhar, pedalar. O importante aqui é se movimentar, nem que seja pulando corda, subindo escadas ou lavando o carro, entendeu?

Pessimismo –NOT. Afaste de ti qualquer sentimento ruim. Se seu namorado disse algo que te incomodou diga a ele o que te incomodou e não guarde isso para você. Avalie se o seu dia foi realmente tão ruim. Afinal de contas você não perdeu o emprego, não faleceu ninguém que você gosta, você tem um prato de comida na mesa quando quiser e um cobertor quentinho pra te esquentar. NADA é tão ruim que não possa piorar e tem gente que ta muito mais na merda pior do que você. Então, do que reclama?

UAU, sua camisa sujou com o café - pelo menos você tem camisa. Tropeçar na cama foi sacanagem – você tem cama? Tem gente que dorme no chão. Chegou atrasado no serviço? PORRA Você tem um emprego, que bacana! Sua cabeça dói? Agradeça por ter uma riariariariaria. Enfim, não leve a vida tão a sério.


Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil. [/Aristóteles]


-

Colabore conosco enviando textos, fotos, vídeos, dicas e dúvidas para garotasdissimuladas@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Adorei ;D
    Concerteza ninguém tem culpa de um dia em que as coisas não tenham dado muito certo. Porém podemos pensar que a qualquer momento pode piorar . aah mais ; È melhor sorrir né gente ?!

    ResponderExcluir