sábado, 27 de novembro de 2010

Reinstalar o Sistema.

Quando eu era pequena visitava o Rio de Janeiro com muita freqüência. Durante muito tempo fui, e ainda sou, apaixonada pelo RJ e pelas pessoas que lá vivem, inclusive, tenho algumas amizades de, sei lá, 7 ou 8 anos com pessoas que moram lá.

Por volta dos meus 11 anos meus pais decidiram, por conta da violência, que não voltariam ao RJ e eu, obviamente, fui impedida de ir também.

Durante muito tempo acreditei ser absurda a imposição dos meus pais porque, de fato, os jornais são sensacionalistas e em contra-argumento sempre disse aos meus pais que aquilo que é pra acontecer comigo (morte, assalto, acidente) irá acontecer independente de eu estar na capital do Rio de Janeiro, de São Paulo, ou aqui na minha cidade. No entanto, vendo vídeos e comentários de pessoas (meus amigos) que moram lá nesses últimos dias eu fiquei muito impressionada, de verdade, e agora passo a crer que não dá – definitivamente – para arriscar ir ao RJ nessas férias. O que, do meu ponto de vista, é muito deprimente.

Entre muitas coisas que se passam na minha cabeça nesse momento com relação aos ocorridos no RJ a que mais me intriga é: Que porra é essa de Pacificação do Rio? Onde se enfia a merda dos direitos humanos? E a tal frase “Violência gera Violência”?

Acredito, sim, que a polícia, o exército, o BOPE e o diabo a quatro tem mesmo que tomar uma atitude e serem duros nela. Estou a favor dessa operação como a grande maioria do povo brasileiro. Mas ate que ponto eles estão agindo corretamente? É justo pôr em risco a vida de milhares de pessoas por uma meia dúzia de laranjas podres? Será que não há outro meio menos cruel?

Assistindo algumas reportagens e lendo algumas estatísticas comprovei que mais de 100 policiais morreram no RJ esse ano e apenas 30% deles estavam em alguma operação. Então podemos concluir que os marginais estavam procurando por isso, né? NÃO! O que os marginais fazem é em resposta ao sistema que está errado.

Todos nós procuramos por ascensão no emprego em que estamos e o motivo é simples: melhores condições de vida. Queremos um salário bom, segurança e saúde, simples. Mas nem tão simples assim é de realizar os nossos desejos porque vivemos num país onde há concentração de renda, onde há corrupção política (pleonasmo) e onde pobre se fode vive em condições subumanas. Esse desnível nos salários é desrespeitoso e leva, de fato, a violência e ao tráfico.

Eu sei que um traficante de rua não ganha lá tanto dinheiro, mas ele tem a segurança de seu “poderoso chefão” – até que este esteja lucrando – e isso parece muito atraente em um país onde ele não tem oportunidades. Por outro lado, o “poderoso chefão” ganha MUITO, de verdade, e pra que diabos ele vai querer trabalhar dignamente se vai ganhar mal?

Não estou induzindo ninguém ao trafico, nem dizendo que ele é certo, nem que todo pobre tem motivo pra ser traficante e muito menos que todo traficante é coitadinho do sistema, mas que o trafico é reflexo da própria sociedade em que vivemos, da falta de boas oportunidades, do governo que só abre os olhos para as populações mais carentes em ano de eleição. Essa mesma população que esta nesse exato momento com suas seguranças ameaçadas.

A tal Operação de Pacificação do Rio de Janeiro tá ai pra jogar merda no ventilador mostrar que o governo perdeu o controle da situação. Se ele estivesse dado bons estudos, melhores condições de vida (o que inclui saúde e segurança) e a distribuição de renda fosse mais justa não teríamos um inicio de guerra civil no RJ, nem tantos traficantes e nem uma população inteira refém desse conflito.

Com tudo, eu concordo que agora que a merda ta feita o Estado já declarou Guerra ele tem que ir até o fim e de preferência ganhar. Mostrar pra população que ainda há uma luz no fim do túnel e que o governo ainda tem poder, porque se ele não tiver fudeu estamos realmente perdidos a mercê dos monstros do próprio sistema e que isso sirva de lição aos outros estados e cidades, inclusive, a minha orgulhosa São Paulo.

-

Colabore conosco enviando textos, fotos, vídeos, dicas e dúvidas para garotasdissimuladas@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Cara, a verdade é que é dificil julgar um cara que não teve oportunidade pra nada na vida, e que a melhor saída era o tráfico...É dificil ver o governo gastar uma fortuna com segurança no rio quando podia estar investindo em educação que é precária, enfim o sistema é uma merda, mas essa operação deveria estar sendo executada em Brasilia primeiro...

    ResponderExcluir