sexta-feira, 18 de março de 2011

Movimentos Sociais


Dia 16 de março de 2011 ocorreu no auditório da UNIP - Sorocaba a 1ª Mesa Redonda do ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) de Sorocaba com o Tema “Movimentos Sociais como Campo de Reflexão para a Psicologia Social” com a apresentação da Profª Dra. Iray Carone (USP) e com a Profª Gislayne Figueiredo (UNIP – Sorocaba).

Nessa 1ª Mesa Redonda que era retangular o MST se tornou um movimento social de coitadinhos desprovidos de terra, o Hitler virou um cara burro e sem fundamento e a cota para negro nas universidades se tornou um marco histórico-cultural positivo e importante para o Brasil.

O que eu tenho a dizer dessa porra disso tudo?




O Movimento dos Sem-Terras, segundo o Site deles, tem como objetivo lutar pela terra, por reforma agrária e por uma sociedade mais justa e fraterna. linda teoria

Vejamos se entendi: eles invadem terras, estragam plantações, e em sua grande maioria se não todos não trabalham e não fazem merda nenhuma nada além de destruir. No entanto, pedem seus direitos? Que porra de direitos?

Até então, fazer um movimento social para que haja a reforma agrária não é problema nenhum, desde que não fira os direitos do outro, porque querendo ou não, os latifundiários têm direito naquelas terras, quer concorde ou não.

É fato que há a necessidade de uma reforma agrária, mas não acredito que seja invadindo o espaço que ainda não é o seu por direito que será feito uma reforma agrária. Aliás, eu acho que o Governo deveria punir quem faz esse tipo de coisa e não dar coisíssima nenhuma direitos a terras para esse povinho os MST’s.

Por quê?

Porque meu pai trabalhou pra comprar a Casa que atualmente moro, porque os pais dos meus amigos fizeram o mesmo, porque os pais dos amigos dos meus amigos fizeram o mesmo e muitos outros brasileiros. Alguns até tiveram ajuda do Governo como aquele tal de “Minha Casa, Minha Vida” ou outros auxílios como Bolsa Família, Bolsa isso, Bolsa aquilo, Bolsa assado. Por que um MST não pode fazer o mesmo?

Outros movimentos sociais também foram muito bem lembrados durante a Mesa retangular redonda. Entre eles, obviamente, a Parada Gay, o Movimento Negro, o Feminismo e outros que não me recordo agora.

Falando sucintamente sobre eles, concordo com a Dra. Iray que foram e são importantes para ocorrer mudanças no Brasil e no Mundo, e essas mudanças não são só dias criados para grupos como o Dia da Mulher, ou o Dia da Consciência Negra que estão ai para lembrar desses movimentos, dessas pessoas e da importância desses fatos, mas também é a inrserção desses grupos, que antes sofriam preconceitos, na Sociedade. No entanto, acho alguns movimentos desnecessários, como a Parada Gay.

Sabemos que Homossexuais existem desde Grécia Antiga, ou até antes disso e, naquela época, a mulher só servia para reprodução, a mulher era um simples objeto e como objeto não tinha direitos, sentimentos ou vontades. O relacionamento homem-homem era absolutamente NORMAL, ou seja, o pré-conceito infundado na sociedade é “recente”, não tem raízes tão profundas como acreditamos que tenham, então não são tão difíceis de serem arrancados da sociedade. Até acredito que com o surgimento do Restart, brimks a sociedade tem aceitado o Homossexualismo melhor, exceto as pessoas mais antigas como nossos avós - talvez.

Eu não acho que um bando de homem vestido de mulher, beijando na boca em plena Av. Paulista e ofendendo os heteros (acredite, eles PROVOCAM ABSURDAMENTE os heteros não simpatizantes) vá mudar alguma coisa na Sociedade. Então, pra quê esse Movimento existe? Ah, já sei... Pra sacanear os são paulinos e aparecer escândalos no jornal de neguim apanhando de skinhead (e já vou logo dizendo que não sou a favor da agressão física ou verbal).

E sobre as Cotas Raciais... Iniciarei o meu discurso contra dizendo que não há uma RAÇA negra, e negro não é nome de COR. Portanto, Cotas Raciais ou Cotas para Negros já está errado logo no nome.

Dizem que os negros (usarei o termo só para não ser processada por algum Afro-descendente) foram maltratados durante um longo período na história mundial, isso é verdade, todo mundo há de concordar que foi um erro. Mas as Cotas estão aí consertando um erro com outro erro. É o mesmo que dizer que um negro não tem capacidade de entrar numa universidade pelo seu próprio estudo e próprio esforço. E não venha me dizer que todo preto negro é pobre que não é bem assim!

“Ah Isabella, mas você é BRANCA, não sofreu preconceitos, não sabe o que é isso”

Pra início de conversa se não posso te chama de PRETO, não venha me chamar de BRANCA, não é porque não sofro preconceitos por ter pouca melanina que você pode me tratar como quiser. Sofrer preconceitos é algo relativo, eu sofri Bulling por ser gordinha quando mais nova, e nem por isso choramingo pro Governo me dar direitos que não são meus. Aquela vaga que um negro esta ocupando numa universidade porque utilizou cotas (LEIA: UTILIZOU COTAS, e não porque, de fato, ele mereceu), poderia ser de um caucasiano que se esforçou pra estar lá e não conseguiu.

Ah, e nem vou comentar sobre a besteira de alguém, no encontro da ABRAPSO, dizer que Hitler era um cara burro e sem fundamentos.

E ainda tenho que escrever um relatório bonitinho pra Faculdade sobre o que penso a respeito, Beleza jhow.

-
OBSERVAÇÃO: Não sou racista, nazista ou qualquer outro tipo de -ista que você pense que sou, não vale me processar por eu ter dado a minha opinião e você não ter gostado muito dela e te dou todo o direito de me dar a sua opinião nos comentários do Blog, ou no email garotasdissimuladas@yahoo.com.br

Desculpa se me estendi demais, precisava dizer o que realmente penso a respeito.

7 comentários:

  1. Falar oque da Beh? Ela é foda *-----* , vou ler sempre..não estou sozinho no mundo ;D

    ResponderExcluir
  2. poucas pessoas burras reergueram a alemanha em um espaço de tempo tao curto. Diria que essa eh uma tarefa impossivel de ser realizada sem fundamentos "concretos", "certos ou errados" ja eh uma outra discussao.

    ResponderExcluir
  3. O intuito de criticar as falas e discursos de nazistas, durante o Terceiro Reich,foi para mostrar que essa barbárie não deve mais acontecer. Não há como justificar tamanha catástrofe histórica. O que eu disse e reafirmo, com base em estudos, é que a ideologia nazista era uma mentira descarada e irracional: ela colocava os judeus como causa da situação miserável da Alemanha após o Tratado de Versalhes, e com isso, justificava a sua extinção. Os judeus foram os bodes expiatórios da politica de exterminio. Dá para aceitar isso como racional? Justo e bom?
    Vocês já estudaram Mein Kampf? Conhecem os discursos de Goebbels? Eu duvido que tenham conhecimento do que estão defendendo. As analises de especialistas mostram que eles ocos, repetitivos e eivados de slogans para a direção de massas. Dai sua eficácia, pois até hoje tem adeptos. E quem são os adeptos? Há necessidade de saber que tipos de personalidades aderem, ainda hoje e por incrivel que pareça, a esses discursos. Essa foi a minha finalidade: estudar a psicologia social dos fascistas potenciais.

    ResponderExcluir
  4. Não sei se a crítica foi para o meu comentário, presumo que sim. primeiro gostaria de esclarecer que em nenhuma linha do meu comentário descrevi as ações de Hitler como justas ou boas. Rejeito qualquer linha de pensamento que inclua superioridade racial ou qualquer outra besteira como essa.
    Não podemos nos esquecer, porém, que a ciência na europa do século XIX e inicio do século XX nao havia superado fundamentos como a superioridade ou inferioridade de raças.
    Além disso, as ciências humanas do seculo XX são muito influenciadas pelo pensamento iluminista, que, como nao é segredo para ninguém, projeta um "super-homem", o europeu civilizado, o superior...e aloja o resto do mundo em uma sub-condiçao, carente de civilização.
    Não podemos, portanto, pensar em Hitler fora desse contexto, sem tais paradigmas.
    Quando você fala sobre o fato de usarem os judeus como bode expiatórios da política de extermínio, por implicações conhecidas, por estudantes comuns e não só por uma elite intelectual conhecedora da grande verdade, você apresanta tudo isso como de uma irracionalidade extrema. Eu te pergunto: O que é a racionalidade? O que era ser racional para aqueles homens?
    Acredito que você cultive um tipo de pensamento um tanto quanto tradicional e superficial sobre a "racionalidade"

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, você tem razão. Mas é preciso entender em que consiste a irracionalidade dos discursos da propaganda nazista: a sua capacidade para mobilizar e produzir o acting out de forças inconscientes recalcadas das audiencias, ou seja, ressentimentos, sadismo,mecanismos paranóides, etc. Essa analise se encontra em Theodor W. Adorno - filósofo alemão do século XX- em "Teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista".

    ResponderExcluir
  6. Queremos dizer a mesma coisa por meios diferentes, no geral. O ponto conflitante (que gira em torno do termo "racionalidade"): nao vejo o discurso nazistas como irracional por estar situado em um contexto historico que o possibilitou, produziu e justificou atraves das ciencias, por ex a eugenia. açoes hoje injustificaveis, na alemanha do sec XIX ou inicio do sec XX nao o eram.
    Quanto a propaganda nazista como uma grande articuladora de paixoes - esse eh um assunto fantastico( hayek, em o caminho da servidao, passa pelo assunto de forma superficial em "por que os piores chegam ao poder") pelo que entendi eh o seu objeto de estudo, gostaria de ter acesso...se possivel - mostra-nos a alta capacidade de organizaçao, policiamento e, claro, destruiçao. com base nessa concepçao, me refiri a obra realizada por hitler no sec passado. nao uma apologia, apenas uma interpretaçao fugindo a julgamentos.

    ResponderExcluir
  7. É verdade.Os que fazem a analise dos discursos fascistas dizem que eles são mais psicológicos que lógicos, ou seja, atingem as massas e as dirigem sem apelos propriamente racionais. Imagine gritar "Fogo!" numa multidão!Há um estouro de boiada. Imagine o efeito de metáforas animais para discriminar grupos - macacos, serpentes, vacas, piranhas,zebras, etc. No caso dos judeus as metáforas animais mobilizavam medos fóbicos de pequenos animais como os ratos, vermes, etc. Já escrevi vários artigos, mas posso mandar alguns artigos pelo seu e-mail.
    Obrigada
    Iray

    ResponderExcluir