quarta-feira, 29 de setembro de 2010

[Política] Movimento Levanta sua Voz 1

Quando comecei a postar sobre política pensei em pedir ajuda aos universitários, ou seja, meus amigos. Daí surgiu a brilhante idéia de convidar alguns para mostrarem os seus pontos de vista sobre qualquer assunto político. A idéia me pareceu muito bem aceita e nesse post trago para vocês a opinião de três deles (os demais estão por vir).

Quando dei o nome do movimento de "Levanta sua Voz" me lembrei de um vídeo das saudosas aulas de Redação em que se falava da Liberdade de expressão e do poder dela. Obviamente que esse movimento não tem nenhuma ligação política com aquele vídeo, mas também lutamos aqui pelo direito de opinião e aqui vão algumas delas:



A importância e o valor do voto, por Yann.
Todos falamos em época de eleições, que, o voto se for direcionado corretamente fará uma diferença, se todos pensarem da mesma forma. Certo? Errado.
O povo brasileiro está acostumado como o comodismo, aos achismos e é facilmente corrompido e manipulado pelas propagandas eleitorais e pelas mentiras, ops, propostas dos candidatos. Isso é uma coisa muito grave.
Enquanto no Reino Unido no sistema parlamentarista de governo, se o primeiro ministro for acusado de qualquer suspeita de corrupção, além de ficar tudo claro rapidamente, ele mesmo pede para sair do cargo, pois a vergonha perante a população é enorme. Mas aqui no Brasil, políticos cometem crimes absurdos, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, superfaturamento de campanhas, quebra de sigilo de parentes de adversários, dinheiro na meia, na cueca, etc. E lá estão lá de novo nas próximas eleições para concorrer a algum cargo no poder político do nosso país, e muitos deles são as vezes até eleitos.
A nossa memória é muito fraca, isso não pode acontecer, se isso sempre acontecer, essa cultura de comodismo irá continuar por gerações, e o Brasil, que é um país que tem um potencial astronômico de crescimento, tanto nas áreas econômicas, sociais, e política, continue estagnado, crescendo 3, 4% ao ano, enquanto a China em 50 anos se tornou a segunda potência do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, eles tem um sério problema com a pobreza e em conseqüência disso uma má distribuição do PIB. Mas o Brasil tem uma população 10 vezes menor. É só tentar e mobilizar a população para a conscientização que o voto é muito mais importante do que só passar dizendo que o seu voto é importante se todos pensarem assim. O fato é que quase ninguém pensa assim, e isso não irá acontecer quando não houver uma mobilização nacional principalmente dos jovens, que são o futuro propulsor do país, que pelo menos antigamente iam para as ruas protestar, hoje são acomodados e não ligam para a atual condição do seu próprio país... isso tem que mudar.
Obvio que o valor individual de cada voto é só seu, mas se juntarmos isso a uma conscientização de mudança do país, ele não se tornará somente valoroso, mas importante para a construção de um novo horizonte, uma nova perspectiva, um novo valor de cidadania.



Ordem e Progresso, por André (vulgo Snake)
Política, uma palavra no vocabulário brasileiro ou uma via de “ordem e progresso” descrita explicitamente em letras verdes com fundo branco em nossa amada bandeira, mas basta refletir e perceber que essa descrição não tem vestígios com o presente.
Assim em cada a quatro anos, elegemos um Presidente para a Republica Federativa do Brasil, dando esperança novamente e movimentando as massas mas existe um peça solta que engrena e paralisa a democracia e isso vai da antiga colônia ate a atual republica – o jeitinho brasileiro.
Três fatores contemplam o jeitinho brasileiro: A corrupção que aprendemos com os portugueses, a sensualidade que aprendemos com as índias e a impunidade que aprendemos no dia-a-dia, e assim em período de eleições é fácil degustar disso que seduz as massas como fazia o imperador Cesar para Roma com a famosa tática do “Pão e Circo” e nossos candidatos a presidentes não são diferentes. Eles utilizam manobras de desqualificar seus adversários, abusando de sarcasmos e indiretas alem de informações puramente falsas, mas que jogadas em grandes vias de comunicação surtam como uma verdade infundada.

Olhando claramente aos candidatos vemos as mesmas promessas com novos bordões e em especial Plínio de Arruda Sampaio, um puro esquerdista com ideias de controle de imprensa e igualdade social com a implantação do socialismo e a retirada total do capitalismo que nossos bravos militares conseguiram expulsar do país na época da ditadura. Mas com um jogo de palavras Plínio usa novos termos para velhas ideias seduzindo as massas que são iludidas a pensar que ele é diferente entre os outros candidatos a presidência.
Resumindo: com a devida avaliação que transpareça as propostas coerentes que convém com a situação atual do país, tirando a ideologia partidária, o Brasil seguirá com o slogan de sua bandeira “Ordem e Progresso” nada mais e nada menos para a soberania nacional.



Questão de Opinião, por Gito.
No fundo, não gosto de discutir política...
Vi uma parte do debate da Record no ultimo domingo...
Esses debates costumam ser tensos,acaba sendo uma acusação de ambos os lados e conteúdo que é bom deixa a desejar
Quero destacar aqui que gostei da postura do candidato do PSOL Plínio de Arruda Sampaio,Ele estava lúcido nos seus comentários e disse coisas que o povo no Brasil inteiro fala,como salário mínimo baixo, educação e saúde deficientes
Os candidatos Serra e Dilma não sabiam o que dizer,enrolavam e não respondiam com objetividade as perguntas e réplicas do candidato Plínio
Plínio tem razão: Salário mínimo de R$600,00 não resolve o problema de ninguém,a qualidade de vida melhorou e isso é fato,agora a maioria dos brasileiros vivem com menos de 2 salários (inclusive Eu) e tem que comprar tudo financiado pagando juros loucos e devendo até as calças ou seja,é como tapar o sol com a peneira.
Quando Ele perguntou se a Dilma viveria com R$580,00 a candidata não respondeu,acho a Dilma uma candidata "programada" pelo Lula,e Eu concordando plenamente com o candidato do PSOL.
No quesito Educação não adianta o Serra por exemplo dizer que vai construir 1500 escolas técnicas se não tem dinheiro pra manter depois...Ele pode construir 15 mil escolas,mas tem que ter professores bem pagos e transporte eficiente para os mais carentes
Saúde é a mesma coisa: Antes de construir novos hospitais,reforme e coloque médicos no que já existem,garanto que já seria um avanço por um custo bem mais baixo
Eu acredito que o Brasil tenha plenas condições de dar um salário mínimo decente e acesso a melhores oportunidades para todos,o que não existe é interesse em colocar isso em prática.
Acho o Brasil um Pais riquíssimo...tem tudo aqui: Agua doce a vontade,comida excepcional,não tem ataques terroristas,um povo acolhedor,Praias e mulheres lindíssimas...mas só tem acesso a essas riquezas quem tem dinheiro,o cidadão com dinheiro aqui no Brasil passa por cima de Lei,regra ou algo semelhante,faz o que quer,compra o que quer e ainda se sente como o último bombom da caixa
Sem falar que o povo Brasileiro não é unido,é cada um por si,o povo prejudica o próprio povo,aqui o povo só se une quando é futebol e Carnaval...
Pra finalizar esse livro(!!!) estou propenso a mudar meu voto...sou oposição e talvez Eu vote 50, pois não me baseio em pesquisas de opinião.
Espero que domingo o povo vote em pessoas que estão propensas a mudar o Brasil,chega de Collors e Sarneys da vida,todo mundo sabe que Eles roubam mas os mesmos não tem culpa e sempre foram assim,o culpado é o povo que colocam Eles no poder...
Como Brasileiro torço por um Brasil melhor!

-
Podem me prender, podem me bater, podem até deixar-me sem comer que eu não mudo de opinião.

Quer participar desse Movimento? Manda um texto opinativo sobre política para garotasdissimuladas@yahoo.com.br até Sexta-feira que ele será publicado aqui.

3 comentários:

  1. Excelentes textos dos demais, queria deixar claro que o brasil tem potencial e uma liberdade em que não se ve em nenhum pais pelo globo e espero enquanto eu viver me orgulhar novamente da minha patria amada.

    ResponderExcluir
  2. Gostei...
    Posts inteligentes do Yann e do Snake.
    Democracia é isso! cada um aqui coloca seu ponto de vista de uma maneira difernet no modo de interpretar mas todo com um objetivo em comum:
    Ver um Brasil melhor para nossos Filhos e netos.
    Parabens Bella pela iniciativa e obrigado por publicar minha opiniao.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Uma correçao aqui:
    Peço desculpas aos amigos os erros nas palavras, devo estar com algum problema aqui no meu teclado...

    ResponderExcluir