quarta-feira, 29 de setembro de 2010

[Política] Cargos e Curiosidades


O Brasil é uma república federal presidencialista de regime democrático-representativo. Onde se vota de 4 em 4 anos para eleger um chefe do poder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos. A eleição de 2010 ocorrerá no dia 03 de outubro e votaremos para Deputado Estadual, Deputado Federal, 2 Senadores, Governador e Presidente.

Você sabe o que faz um senador? Ou um deputado Estadual? E o Deputado Federal? NÃO vote tiririca.

Em uma das poucas reportagens interessantes da Revista Veja São Paulo, publicada no dia 15 de setembro de 2010, o assunto é abordado e com o auxílio da página arrancada da revista do colégio eu explicarei nesse post a função de cada um sem pedir o voto de vocês para isso alfinetadas mode on

Senador – propõe leis e emendas constitucionais, vota a aprovação do orçamento da União e tratados internacionais, fiscaliza as ações do governo e permite alterações e extinções de cargos. Pode processar e julgar presidentes e ministros, votar a nomeação do direito do Banco Central, de membro do Tribunal de Contas da União (TCU) e autorizar operações de crédito entre União, estado e município. Ele representa as unidades da federação e é eleito pelo sistema majoritário sem interferência da coligação a que pertence. Um terço da Casa se renova em uma eleição e quatro anos depois se renovam os outros dois terços.
Curiosidade: Eles contam com imunidade parlamentar, só podem ser processados por crimes ligados a suas funções pelo Supremo Tribunal Federal e com a autorização da Casa dos Senadores não podem ser presos a não ser em flagrante e por crime inafiançável. Contam com recesso entre o fim de dezembro e o inicio de julho, além de benefícios moradia (3800 reais por mês), verba para passagem aérea (de 6000 a 23000 reais), atendimento médico ilimitado e um salário de 16.512 reais 15x por ano (uma por mês, uma como 13º e 2 como ajuda de custo adicional em fevereiro e dezembro).

Deputado Federal - Assim como o senador propõe leis e emendas constitucionais, vota a aprovação do orçamento da União e de tratados internacionais, fiscaliza as ações governamentais e permite alteração/extinção de cargos. Também pode autorizar a instauração de processos contra o presidente e o ministro. Representa a população dos estados e é eleito pelo sistema de proporcionalidade. O total de votos recebidos por um partido ou coligação indica quantas cadeiras ele ocupará, o que significa que votando em alguém que excede a quantidade de votos você estará elegendo junto com ele outro da mesma coligação que sabe-se lá quem seja se ta na moita não vale nada
Curiosidade: Eles tem imunidade parlamentar, recesso entre fim de dezembro e inicio de fevereiro e entre meados de junho e fim de julho trabalhar que é bom nada. Recebem auxilio moradia (3000 reais), 60.000 reais para pagar o salário de sua equipe (de 5 a 25 pessoas), auxilio saúde ou reembolso e salário também de 16.512 recebidos 15x por ano. Eles, no fim do ano, também podem alterar a previsão de despesas de certas áreas e apresentar emendas. Essas emendas podem servir como moeda de troca para que o Executivo consiga apoiar projetos considerados importantes isso me cheira corrupção

Deputado Estadual – propõe leis e emendas válidas em todo o estado, vota a aprovação do orçamento do governo e fiscaliza suas ações. Pode decidir sobre aumento de impostos estaduais, realização de convênios e pedidos de empréstimos. Representa os cerca de 41 milhões de habitantes do estado e são eleitos da mesma forma que o deputado federal.
Curiosidade: Possuem imunidade parlamentar, períodos de recesso no meio e no fim do ano e benefícios. Podem interferir nas questões relacionadas ao estado, bem como decidir sobre a destinação da receita na hora de elaborar o orçamento. A lei antifumo foi aprovada por eles, assim como a regulamentação do funcionamento das empresas de telemarketing.

Governador – dirige a administração estadual e representa o estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais. Ele é eleito através do sistema de sufrágio universal.

Presidente – nomea e exonera os Ministros de Estado; conduz a politica economica, exerce, com o auxilio dos Ministros de Estado, a direção da administração federal; edita medidas provisórias com força de lei em caráter de urgência; aplica as leis aprovadas; veta projetos de lei total ou parcialmente; manteem relações com estados estrangeiros e indica seus representantes diplomáticos; decreta o estado de defesa e o estado de sítio; decreta e executa a invervenção federal; nomea Comandantes da Marinha; do Exercito e da Aeronautica; provomete oficiais-generais e nomea-os para os cargos que lhe são privativos; declara guerras e outros.

*Curiosidade: Governador e Presidente também tem todos os auxílios citados anteriormente e os recessos.

É mole que nesse país o salário mínimo gira em torno dos 560 reais e tem gente que chega a ganhar mais de 25.000 com o salário e os auxílios?

-
♪Podem me prender, podem me bater, podem até deixar-me sem comer que eu não mudo de opinião.

Participe do Movimento Levanta sua voz mandando um texto opinativo sobre política para garotasdissimuladas@yahoo.com.br até Sexta-feira que ele será publicado aqui.

3 comentários:

  1. A razão pra um salario desses e a curta duração de permanencia de mandato mas isso e apenas uns dos pesados custas da maquina publica

    ResponderExcluir
  2. Isso é só no Brasil que acontece...
    Procura ver como sao os politicos da Suécia por exemplo...
    Nao tem regalia nenhuma!
    É complicado,nao sei onde isso vai para nao...
    Ainda está pra aparecer no Brasil um politico revolucionario que vai fazer o Brasil ir pra frente na base do trabalho,onde o nivel de desemprego será baixo e o trabalhador em todas as categorias seja valorizado pelo que produz...
    Eu pensei que ia ser o Lula mas perdao na expressao...me fudi em verde e amarelo!
    Nunca fui com a cara do Lula...toda vez que é perguntado sobre algo,Ele responde com uma piadinha,ae todo mundo acha graça e ele nao responde...mas se o reporter persistir na pergunta,o Lula vira bicho! Em 2 segundos muda de fisonomia e começa a gritar.
    Nos comicios Ele é assim...ou tá fazendo graça com o povo ou está gritando no microfone...
    o Presidente Chavez da Venezuela vendo como funciona a politica no Brasil deve entrar em desespero por ter nascido Venezuelano...Ele ia tirar onda por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do conteúdo! Vou indicar as minhas colegas de Tubarão
    ! Obrigado.

    ResponderExcluir