quarta-feira, 29 de setembro de 2010

[Política] Fraudes Eleitorais

Tiririca não está de brincadeira. Tiririca como a esta altura talvez se saiba até em outros estados, é um canditado a deputado federal em São Paulo. É o maior sucesso da temporada. Com suas roupas de comediante de feira, suas dancinhas e seus slogans (‘Cansado de quem trambica? Vote Tiririca’), aparece em primeiro lugar nas pesquisas do Ibope. Os eleitores talvez pensem que estão votando no Cacareco ou no Macaco Tião. Talvez imaginem que, votando no palhaço assumido, lavram seu protesto contra o sistema. Engano. Estão é endossando o sistema no que tem de mais degenerado.

O Cacareco, em São Paulo, e o Macaco Tião, no Rio de Janeiro, em diferente épocas, serviram para dar um colorido ao voto nulo. O voto nulo é um recurso para contestar o sistema. Foi incentivado durante algumas campanhas do período militar. Tiririca é diferente. É um puxador de votos. A avalanche de votos que, ao que se divisa no horizonte, o conduzirá à Câmara Federal levará a reboque outros canditados do seu partido (PR) e dos coligados PT, PCdoB, PRB, e PTdoB. São as artimanhas do voto proporcional tal qual adotado no Brasil, o mais perverso dos modos de compor uma casa legislativa.

O leitor opta por um candidato e elege outro. Pensa que está votando no Tiririca mas está é elegendo uma das estrelas do escândalo do mensalão, Valdemar Costa Neto, companheiro do comediante no PR. Como o sistema se desdobra num segundo contrassenso, que é a permissão de coligações para eleições legislativas, está também reforçando candidaturas do PT, do PCdoB e do PTdoB. Isso acontece porque os puxadores angariam votos muito além do chamado “quociente eleitoral”, o necessário para se eleger. As sobras vão para o partido ou a coligação.

Valdemar fica alí na moita, Tiririca na frente. Apurados os votos – surpresa! – Valdemar salta do esconderijo e absoleta-se na cadeira parlamentar. O sistema em que se atira num nome e acerta em outro é fraudulento. As alternativas, o voto direto no partido (também conhecido por sistema de lista fechada), ou o voto distrital também têm defeitos, mas são mais honestas.

Roberto Pompeu de Toledo é um grande jornalista crítico e publicou esse texto e um pouco mais, veja na Integra aqui, na sua coluna na Revista Veja no dia 22 de setembro, 2010

O que me chama a atenção nessa publicação, sem sombra de duvidas, é a falha do nosso sistema eleitoral. Enquanto você vota em pessoas como o tiririca contestando o sistema esta elegendo direta e lucidamente um analfabeto que não vai acrescentar porra nenhuma em absolutamente nada para o país e indiretamente em grandes estrelas corruptas que além de não acrescentarem nada irão, provavelmente, terminar de foder com o brasileiro roubar mais ainda e rir da nossa cara.

Um levantamento do Datafolha de 2006 mostra que 57% dos entrevistados não se lembravam de seus candidatos escolhidos para deputado na eleição anterior: “Isso é seríssimo. Sem se lembrar não é possível cobrá-los” diz Rosangela Giembinsky sobrenome fácil hein, da ONG Voto Consciente. De acordo com ela, o desinteresse pela política apenas complica a vida do Cidadão.

OU SEJA povo, ACORDA! Se o país não toma um rumo certo e tá na merda a culpa é, em primeiro lugar, sua nossa por não se interessar a entender a política e ainda eleger os lixões dela como protesto. Dá para você enfiar na sua caixa craniana onde deveria existir um cérebro raciocinando que: Os únicos que têm a perder somos nós?

Mantenha a memória fresca quanto aos seus votos, pois assim, você poderá reeleger quem mandou bem, não votar nos corruptos e cobrar os eleitos de suas promessas eleitorais e, por favor, eu apelo ao POR FAVOR, não conteste com esses votos aos agressores de mulheres, em mulheres piranhas frutas, em analfabetos e outros que em nada acrescentarão a política, ao nosso país e a nós.
-
Podem me prender, podem me bater, podem até deixar-me sem comer que eu não mudo de opinião.

Participe do Movimento Levanta sua voz mandando um texto opinativo sobre política para garotasdissimuladas@yahoo.com.br até Sexta-feira que ele será publicado aqui.

3 comentários:

  1. Excelente post beh, gostei muito e continue com o seu blog, salve salve!!!

    ResponderExcluir
  2. ai o tiririca TA CAUSANDO #FATO. nem sei opinar sobre politica, mas enfim, fim

    ResponderExcluir
  3. Bem...
    O que o Brasil precisa é de uma reforma politica
    Reforma politica no sentido de eleger quem Vc vota...nao pode Vc votar em A e eleger B
    O problema é que os politicos é que tem que fazer esse trabalho,mas Eles vao mudar algo que beneficia a Eles próprios?
    Tá mais fácil chover pra cima do que Eles mudarem o sitema de votaçao...
    Já o Tiririca é o exemplo de que o povo nao está nem ae pra politica do Brasil,quando perguntado Ele tiririca responde em tom de ironia,como se tivesse debochando da nossa cara,Ele nao tem culpa pq sempre foi assim,a culpa será do povo que vai colocar Ele no poder
    Nao tem jeito,brasileiro só se une pra Copa do Mundo e Carnaval...
    É uma pena,mas tá valendo.

    ResponderExcluir