sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo!


Sabe aquele sentimento de paz que eu disse sobre o Natal? Costumamos sentir algo parecido quando chega o ano novo. Na verdade, a semana que sucede o natal nós começamos a nos preparar para o ano novo.

Comida, roupa branca, calcinha amarela, cueca verde, viagem, família unida, boas ações – tudo de novo – e ainda tem especial do Roberto Carlos, Virada em Copacabana, vinho tinto na sua camisa branca, até parece que já ouvi falar disso antes... É um ciclo que não se quebra nunca!

Além disso, ainda passamos a avaliar como foi o nosso ano inteiro. Arrependemos-nos de umas coisas, outras gostaríamos de repetir e sempre desejamos que o próximo ano seja muito bom, cheio de coisas boas e nos esquecemos – ou não – de desejar que as ruins venham juntas. Mas mesmo sem desejar, elas vêm.

Na virada do ano todo mundo vira bom, puro e livre. Estranho? É interessante que um minuto as coisas mudam e mudam de verdade. As 23h59 do dia 31 de dezembro de 2010 alguns de nós vamos chorar e pensar muitas besteiras, muitas coisas ruins sobre nós mesmos, sobre coisas que fizemos nesse ano e que gostaríamos de melhorar e, num passe de mágica, as 00h00 do dia 01 de janeiro de 2011 vamos nos sentir purificados, renovados e prontos para uma nova vida completamente da que vivemos há 1minuto atrás. É camarada, eu sei que não é só comigo que isso acontece...

O problema não é a Bipolaridade da Virada, mas são as promessas que fazemos a nós mesmos nesse 1minuto. São 60 segundos de promessas de mudanças, vamos ser pessoas melhores, vamos estudar mais, trabalhar mais, viajar para bem longe, comprar o nosso carro, a nossa casa, seremos mais pacientes, mais amigos, mais fiéis, mais felizes, mais companheiros, mais nós mesmos. Não beberemos, não fumaremos, não nos drogaremos... Pura ilusão... Passará no máximo 1 semana nos olharemos no espelho e veremos que nada mudou, além daquela ruga que começou a aparecer, ou aquela olheira que escureceu. Veremos que continuamos estudando pouco, trabalhando pouco, sem tempo para viajar, blasfemando o chefe pelas costas, ou os professores... Ainda seremos impacientes, burros, infiéis e infelizes. Por quê? Porque somos covardes para mudar.

No entanto, eu desejo realmente que possamos melhorar, que possamos ser corajosos para mudar e encarar a sociedade sem receio de não ser aceito por ela e que possamos viver intensamente todas as experiências que esse ano novo poderá nos propor.

Desejo a todos vocês uma boa virada e um excelente 2011 com muitas coisas boas e ruins

Nenhum comentário:

Postar um comentário